Comissão Especial de Inquérito da Alerj investigará morte de jovens negros

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) vai criar a Comissão Especial de Inquérito sobre as mortes de jovens negros e pobres no Estado. De acordo com o relatório apresentado em 2016 pela Comissão, jovens negros morrem quatro vezes mais que os brancos no Brasil. O que corrobora com os dados do Instituto de Segurança Pública. Segundo o ISP, no Rio de Janeiro, dos 1.227 assassinatos ocorridos até março de 2017, metade das vítimas tinha até 29 anos.

O presidente em exercício da ALERJ, deputado Estadual André Ceciliano, segue a mesma opinião: “Não vai ser matando a nossa juventude que vamos resolver os problemas da segurança pública. Tive esta experiência como gestor quando chegamos próximo a zero de homicídios em Paracambi (na Baixada Fluminense, região metropolitana do Rio)” – e conclui André – “É buscando a empregabilidade, fortalecimento das políticas de assistência e investindo forte em cultura, esporte e educação que você salva este jovem. Sabemos que, quanto mais anos de escolaridade, menor é a chance de homicídio”.

O trabalho da Comissão ALERJ sobre extermínio de jovens vai ser instalado nesta terça, dia 27 de fevereiro, a partir das 11h, na sala 311 do Palácio Tiradentes. No encontro, vão ser eleitos o presidente, o vice-presidente e o relator da CPI.

Acesse o Portal Dia a Dia do deputado estadual André Ceciliano: andrececiliano.net

Comentários