Rio teve mais de 400 roubos de bicicleta em dois meses

O Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou recentemente o primeiro balanço sobre roubos e furtos de bicicletas no estado do Rio. A obtenção dos dados só foi possível após a aprovação do projeto de lei que uniu propostas dos deputados André Cecicliano (PT) e Martha Rocha (PSD), e estabelece o roubo de bicicleta como um tipo específico de crime. O texto foi aprovado por unanimidade no dia 26 de maio pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e passou a valer no dia 29 de junho.

De acordo com o balanço, foram registrados mais de 400 casos de roubo e furto de bicicletas nos meses de julho e agosto no estado do Rio. Antes de se tornar um crime tipificado, o roubo de bicicleta era registrado como roubo a pedestre.

A nova lei tem o objetivo de facilitar os registros em delegacias, ajudando investigadores a identificar grupos especializados em assaltos e áreas de maior ocorrência. A Secretaria de Segurança será responsável por manter e atualizar um cadastro com dados de todas as bicicletas furtadas e roubadas do estado do Rio. Vai também divulgar mensalmente estatísticas sobre esses crimes, indicando data, hora e locais com maior incidência de delitos. A lei determina ainda que as lojas passem a informar na nota fiscal o número de série das bicicletas, o que ajuda na identificação.

Veja a reportagem do Bom Dia Brasil sobre o assunto: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/edicoes/2015/09/18.html#!v/4475980 

Comentários