Estado terá programa de humanização nas visitas a presos

De autoria do deputado André Ceciliano, o projeto irá estimular a ressocialização dos detentos 

O Estado do Rio deverá desenvolver um "Programa de Humanização no Atendimento aos Familiares e Visitantes de Detentos". Este é o objetivo do projeto de lei 926/11, do deputado André Ceciliano (PT), que a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (13/05), em segunda discussão.

O projeto determina que o Estado garanta as visitas aos presos, oferecendo atendimento social e psicológico aos parentes e visitantes dos detentos, para aproximar os detentos de suas famílias com o objetivo de estimular a ressocialização. O projeto prevê também que o Estado conceda auxílio para o transporte dos visitantes que comprovadamente não tenham condições financeiras.

Ressocialização 

A proposta, segundo o autor, é inspirada em experências de sucesso que ampliaram os índices de ressocialização. "Os estados de Minas Gerais e São Paulo desenvolveram programas de humanização, e comprovaram que o índice de reincidência cai quando a família está mais próxima do detento. Hoje mais de 70% dos presos do Rio voltam a cometer crimes depois que são libertos, e eles custam quase R$ 3.500 por mês aos cofres públicos", explicou Ceciliano. O projeto será enviado ao governador Luiz Fernando Pezão, que terá 15 dias úteis para decidir pela sanção ou veto.

Fonte: Alerj

Comentários