Projeto de lei visa coibir ação de golpistas contra família de internados em hospitais do Rio

A atuação de criminosos foi mostrada em reportagens recentes no jornal O DIA e no Fantástico, da TV Globo; deputado André Ceciliano (PT) quer que a cobrança por procedimentos em pacientes internados seja formalizada por diretoria de hospitais privados

O jornal O Dia da última sexta-feira 27/02 apresentou o caso de uma família da Tijuca, zona Norte do Rio,  que foi vítima de um golpe após receber duas ligações de um suposto funcionário do hospital Hospital São Lucas, em Copacabana. Por telefone, o homem afirmava que precisava de R$ 4 mil para realizar exames em Antônio Carlos Leite Filho, de 41 anos,  internado na unidade.  Desesperada, a família cedeu aos pedidos do aproveitador. No último domingo, 01/03, outro caso parecido foi exibido no Fantástico. Um estelionatário que fingindo ser médico tirava dinheiro de famílias fragilizadas, chegando a arrecadar com os golpes R$ 200 mil por mês. O golpista, Valfrido Gonzales Filho, preso desde de 2012,  agia de dentro da prisão.
Com o objetivo de acabar com este tipo de ação, criminosa, o deputado estadual André Ceciliano, do PT, apresentou projeto de lei 80/2015, publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro desta quarta-feira (04/03). A proposta, prevê a formalização da cobrança para a realização de procedimentos laboratoriais e/ou cirúrgicos por parte dos hospitais da rede privada de saúde do estado. Pela norma, as cobranças deverão ser feitas de forma pessoal ao responsável pelo paciente e o pagamento poderá ser feito através de depósito bancário, cheque nominal, cartão de crédito ou débito, ou em dinheiro. A proposta estabelece ainda a necessidade da padronização, divulgação e orientação aos familiares da forma de cobrança a ser exercida pelos hospitais.
Para Ceciliano, o projeto vai coibir a ação dos golpistas. “Eles se aproveitam da fragilidade das famílias num momento de dor para praticar crimes de extorsão e estelionato. Com a nova regra e sua divulgação, as famílias estarão mais protegidas contra este tipo de golpe”, aposta o deputado, dizendo que o principal objetivo é garantir o atendimento de urgência aos pacientes e resguardar suas famílias.




Comentários