Cais do Valongo pode virar patrimônio histórico do estado

O Cais do Valongo, redescoberto nas obras realizadas na região portuária da cidade do Rio de Janeiro, pode virar patrimônio histórico e cultural do estado do Rio. A proposta é do deputado estadual André Ceciliano (PT), que pretende, através do Projeto de Lei 2611/2013, preservar o local e estimular visitas escolares ao cais, onde estima-se terem desembarcado mais de 1 milhão de escravos durante o século XIX.

Para André Ceciliano, o local é um dos principais marcos históricos da diáspora africana, e por isso deve ser preservado e visitado. "É muito importante o resgate desta história terrível que foi a escravidão. Além de preservar, meu projeto pretende estimular o turismo escolar no local, para que os estudantes se conscientizem sobre a importância da escravidão para a formação do Rio de Janeiro e de todo o Brasil", defende.

Cais do Valongo, descoberto nas obras do Porto Maravilha

Construído em 1779, o Cais do Valongo tornou-se rapidamente um dos principais portos do tráfico negreiro mundial, onde chegavam os escravos que eram levados para trabalhar em diversas partes do o Brasil. Fechado em 1831, o cais foi soterrado para a construção de um novo ancoradouro, e permaneceu escondido até ser redescoberto recentemente com as obras na zona portuária.


Comentários