Sacudindo a poeira - Artigo de André Ceciliano

“Do rio que tudo arrasta, diz-se que é violento. Mas ninguém chama violentas às margens que o comprimem”. E assim como nos versos de Bertolt Brecht, o Brasil transbordou indignação nas vozes de milhares de jovens nas ruas, que de forma justíssima clamam por seus direitos.

Manifestação dos 100 mil na Av. Rio Branco, no dia 17/06
Os protestos são legítimos, sem dúvida, mas alguns pontos devem ser melhor avaliados. Não é justo chamar todo manifestante de baderneiro bem como dizer que todo político não presta. Não podemos perder o foco, devemos exercer de forma salutar a democracia, afinal somos livres para fazer nossas escolhas, sobretudo as partidárias.

Estamos diante de uma grande oportunidade de corrigir rumos e contribuir para o avanço do Brasil com aprimoramento de políticas públicas que alcancem a todos, sobretudo os que mais precisam. Temos a chance de participar da maior reforma desde a redemocratização do País, a reforma política, que acaba de ser sinalizada pela presidente Dilma Rousseff com a realização de um plebiscito. Além das mudanças na legislação tornando a corrupção crime hediondo.

Dentro ou fora da Constituinte a reforma política se faz urgente e necessária para estimular a criação de um novo sistema em que o povo se sinta, de fato, representado. Que essas mudanças consigam reduzir a influência do poder econômico nas eleições, a tão descarada compra de votos, e que inclua total transparência aos gastos eleitorais.
   
 Espero com muito orgulho poder contribuir e participar desse processo, provocado pelo grito da juventude, e fundamental para o amadurecimento do Brasil. Tenho certeza de que o nosso País vai sair muito melhor desse momento histórico de nossa nação.

Comentários