Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado é pauta na Alerj

O projeto de lei nº 1253/2015 de autoria do deputado estadual André Ceciliano que dispõe sobre as competências da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro – CODIN, vai ser votado hoje, dia 05 de abril, em primeira discussão na Assembleia Legislativa do estado do Rio de janeiro (Alerj).    

O Projeto propõe que o CODIN tenha atuação como órgão executor de programas governamentais de apoio ao desenvolvimento econômico do estado, na formulação de políticas de estímulo ao desenvolvimento de atividades econômicas, em especial as indústrias, além da participação em entidades públicas e privadas e, exercer outras atividades de sua competência entre outros.

A Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro – CODIN é uma sociedade de economia mista, de administração indireta do Estado do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços - SEDEIS.

Sua função é atuar como instrumento para o aumento da competitividade da economia, gerando desenvolvimento econômico e social para os municípios do Estado do Rio de Janeiro. A CODIN oferece soluções integradas, tanto para os empreendedores como para os municípios.

A CODIN foi criada em 1967, com o objetivo de criar e comercializar distritos industriais. Em 1982, foi transformada em Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro e, em 1995, reorientou suas atividades, apoiando a implantação de indústrias no Estado.

Em 2007, as Secretarias de Estado de Energia, Indústria Naval e Petróleo – SEINPE e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – SEDE foram unidas, criando a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços – SEDEIS.

A disponibilidade de áreas da CODIN para a implantação de novos empreendimentos precisa ser amplificada para o apoio a iniciativas de implantação e gestão de condomínios empresariais em terrenos privados, ou mesmo públicos, torna-se importante para a disponibilização de novas áreas.

O presente projeto pretende a criação de novas pessoas jurídicas pela CODIN, na forma de sociedades de propósitos específicos, para efetuarem parcerias com os municípios ou demais entes públicos para a disponibilização de áreas para instalação de condomínios empresariais e polos industriais voltados ao desenvolvimento econômico e social da região.

Acesse o portal Dia a Dia do deputado estadual André Ceciliano: andrececiliano.net

Comentários