Projeto cria a Semana Estadual da Festival Literário da Diáspora Africana de Meriti

O deputado estadual André Cecliano - através do projeto de Lei 3584/2017 , propôs que a Semana Estadual da Flidan, Festival Literário Internacional da Diáspora Africana de São João de Meriti, será realizada anualmente na semana do dia 20 de novembro no calendário oficial. O projeto incentivará a participação do estado nos eventos.

O ‘Festival Literário Internacional da Diáspora Africana de São João de Meriti’ - FLIDAM - está em sua 5ª edição e terá como tema em 2017, “Identidades negras”. Segundo os organizadores, entendendo que a identidade é um processo em construção, busca através da literatura, cinema, entre outras atividades propiciar e fortalecer espaços que possibilitem à discussão das temáticas ligadas e a influência na construção da sociedade brasileira da cultura dos povos africanos que vieram para o Brasil, em especial, para a região da Baixada Fluminense.
Enquanto alguns dos atuais descendentes da diáspora africana estão produzindo novos saberes nas mais diversas áreas do conhecimento, outros estão refletindo sobre a preservação da herança cultural transmitida por seus antepassados, onde uma de suas mais diversas manifestações é a literatura. O Flidan busca encontrar lugar como ponto de encontro nesta comunidade, sob o olhar da produção literária contemporânea, em suas mais amplas subdivisões e rica variedade de estilos e temas.
A palavra diáspora, que possui sua origem no grego antigo e significa "dispersão", serve para definir o deslocamento, incentivado ou normalmente forçado, de grandes massas populacionais originárias de uma determinada zona para distintas áreas de acolhimento. 

Como as Américas foram um dos destinos mais frequentes da diáspora africana, principalmente o Brasil, dado o trabalho escravo, é inevitável reconhecer que este movimento trouxe consigo não apenas pessoas, mas também cultura, ideias e saberes, que de certo ponto foram apropriados não apenas pela cultura brasileira, mas por diversas outras.

Acesse o Portal Dia a Dia do deputado estadual André Ceciliano: andrececiliano.net


Comentários