Subprodutos de siderúrgicas poderão baratear asfalto no Estado


Na sexta-feira, dia 27 de outubro, o deputado estadual André Ceciliano se reuniu em Itaguaí com o Sr Ângelo Monteiro Pinto, presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ), juntamente com o Sr Pedro Teixeira, vice-presidente da siderúrgica Ternium, maior produtora de aço da América Latina, sócia da Usiminas e atual dona da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA); a gerente de co-produtos Leila Kauffmann, a advogada Lia Gold, e o engenheiro João Köhler, ambos da empresa Ternium.
O encontro teve como objetivo criar uma parceria com DER-RJ a fim de baratear o custo do uso do asfalto para as estradas do Estado. Durante a produção a siderúrgica gera um subproduto que geralmente é doado para municípios e agentes públicos, para que possam fazer o agregado no asfalto. Ao longo do tempo, as indústrias siderúrgicas desenvolveram estratégias para transformar esse passivo ambiental em uma fonte de receitas, reaproveitando os resíduos. Segundo o instituto Aço Brasil, cada tonelada de aço produzida gera 594 quilos de resíduos. 

De acordo com o presidente do DER-RJ, Ângelo Monteiro Pinto, o estado tem mais de 2 mil planos de estrada que precisam ser asfaltadas. Para o deputado André Ceciliano, o material será de profunda importância, fora as manutenções.

De acordo com o presidente do DER-RJ, Ângelo Monteiro Pinto, o estado tem mais de 2 mil quilômetros de estrada que precisam de manutenção constante e ainda existem as que precisam ser asfaltadas. Para o deputado André Ceciliano, "o material será de profunda importância para baratear as obras nas rodovias estaduais. Os subprodutos destas siderúrgicas podem contribuir com uma economia entre 30% e 50% no uso de matéria pra a utilização em asfalto". Afirma o parlamentar.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) criaram em 2010 uma comissão de estudos de subprodutos do aço para elaborar normas técnicas para que as empresas façam bons materiais e garantam a segurança ao mercado.

Acesse o Portal do deputado estadual André Ceciliano: andrececiliano.net



Comentários