Fórum de Políticas Públicas Tributárias ACIAPI Itaguaí


O presidente em exercício da ALERJ, André Ceciliano, participou do 1º Fórum de Políticas Públicas Tributárias para o Desenvolvimento do Comercio Varejista de Itaguaí. Na manhã no dia 07 de agosto de 2017 na Câmara de Vereadores da cidade. A finalidade foi palco como encontrar caminhos para o desenvolvimento econômico sem que a carga tributária seja aumentada. Tratou-se também da questão da segurança pública, com foco no roubo de cargas.

Promovido pela Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Itaguaí (Aciapi), o evento recebeu vários deputados estaduais, além de representantes de várias entidades comerciais de Itaguaí, Seropédica e Mangaratiba, assim como o presidente do Polo Empresarial da Pavuna (PEP), Rodrigo Mota Lomba, que falou dos transtornos causados À economia por conta do aumento exponencial no roubo de cargas e do abandono do Arco Metropolitano, onde os empresários do setor de transportadoras recebem a recomendação para não trafegarem. “Passar pelo Arco Metropolitano significa perder a carga”, afirmou.

Osório disse ainda que é fundamental que se coloque na mesa de negociações os créditos que o Rio de Janeiro tem. “Nós temos um crédito junto à União de quase R$ 50 bilhões da Lei Kandir. Nós temos uma dívida ativa que acumula de R$ 77 bilhões. Então eu acho que a saída para a crise do estado não é o aumento de impostos. É incentivar a atividade produtiva para que a retomada faça com que a arrecadação aumente e buscar recursos onde eles estão: nas dívidas que o estado tem a receber e fazer um ajuste administrativo efetivo e de verdade e não esse que o governo pretende fazer. Enquanto o Rio de Janeiro não voltar a ter governo, nós teremos dificuldades”, afirmou Carlos Roberto Osório.

O vice-presidente da Aciapi, Tadashi Tani, falou da importância de se considerar os vários segmentos econômicos que incluem o mercado informal, os MEIs, os micros e pequenos empresários no Simples, além das grandes empresas. De acordo com ele, estão todos envolvidos numa pirâmide, em que no topo estão os poderes que mergulharam o país nessa crise.

Para o presidente da Aciapi, Marcos Praxedes, o evento da manhã desta segunda-feira é essencial para buscar caminhos de se desenvolver a cidade. “Eu entendo que um evento como esse é sempre importante. Porque a gente visa abrir os canais para que o desenvolvimento venha para nossa região. Esse é o primeiro, eu espero que venham outros fóruns voltados para esse assunto, que é o desenvolvimento. Aproveitamos as presenças dos deputados para falar também em segurança. Nós sabemos que o problema principal que afeta o governo estadual e o governo municipal se traduz em uma palavra: dinheiro. Não há dinheiro para se fazer investimentos  e com isso nós estamos à mercê da criminalidade, estamos com uma carga tributária bastante elevada, porque é necessário arrecadar para poder gastar. A arrecadação está ruim”, afirmou Praxedes.

O presidente da Aciapi disse que não há mais como aumentar a carga tributária em cima dos empresários, porque quem paga a conta é o empresário num primeiro momento e num segundo momento a população. “Não temos como aumentar a carga tributária. Já está tudo em excesso. Nosso caminho é buscar ideias alternativas para que a gente possa trazer o desenvolvimento. Fazendo isso, a gente aumenta a arrecadação sem ter que aumentar a tributação”, destacou.

Acesse o Portal Dia a Dia do deputado estadual André Ceciliano:


Comentários