Cultura no caminho dos trilhos em Japeri

A cidade Japeri vai ser a primeira a ser implantada um centro cultural na estação de trem, segundo o diretor de operação da concessionária SuperVia João Gouveia, foi feito estudo de viabilidade e a bilheteria da estação de trem vai ser recuada para um local após o prédio. Assim, “local histórico passará a ser um centro cultural”, disse José Carlos, presidente da concessionária.

O pedido foi feito pelo deputado estadual André Ceciliano, que também solicitou que outras estações, como a de Austin, em Nova Iguaçu, fosse criado espaços de cultura para os usuários dos trens.

Mais cultura nas estações
Além do aumento na segurança, foi discutido a realização de atividades culturais nas cidades atendidas pela SuperVia. Sendo uma das primeiras iniciativas, combinadas no encontro, foi a proposta da exposição “Ilustres e anônimos”, do fotografo Paulo Santos, ser colocada na Central do Brasil na semana da Consciência Negra. Além deste, a SuperVia se comprometeu a criar centros culturais em estações onde houver estrutura, sendo a primeira delas a de Japeri. Onde a bilheteria será recuada para que o prédio da estação se transforme em um centro cultural.

Novo horário para alunos e trabalhadores
Outra solicitação feita pelo deputado André Ceciliano, ao presidente da SuperVia, José Carlos Prober, e o diretor de operação da Concessionária, João Gouveia, foi o aumento para 22h da saída do último trem de Paracambi, e para 22h30 saindo de Japeri – com a finalidade de atender os alunos que saem da Fábrica do Conhecimento, além de trabalhadores do comércio destas cidades, que foi atendida pelo presidente da SuperVia, José Carlos Prober. O mesmo afirmou já ter sido feito um estudo de viabilidade e é previsto para breve os novos horários.
                                   
Com os novos horários dos trens, existe a possibilidade de que mais de mais de 600 alunos passem a estudar na Fábrica do Conhecimento de Paracambi.

Hoje, cerca de seis mil estudantes estão matriculados nas instituições como a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), o Instituto Superior Tecnológico de Paracambi, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Química (Cefetq) e o Centro de Educação a Distância do Rio de Janeiro (Cederj).

O diretor de operação da Concessionária, João Gouveia afirmou que já foi feito estudo de viabilidade e que os novos horários estão previstos para breve.


Acesse o Portal Dia a Dia do deputado estadual André Ceciliano:

Comentários