É hora de o Rio Reagir



Adesão ao Regime de Recuperação Fiscal foi comemorada, mas deputados alertam para a necessidade de outras ações: a crise do Rio é estrutural, e é preciso ter um projeto para o estado desenvolver uma economia sustentável.

Não há milagre nem soluções mágicas. Para o Rio sair da maior crise da sua história, que aqui bateu mais forte por causa da queda vertiginosa do preço do barril do petróleo a partir de 2014 e a crise na Petrobras – situação que, garantem os especialistas, jamais voltará a ser como era antes –, é preciso a união de todos em busca um projeto sustentável. O Rio precisa urgentemente de um plano de ação, e a hora é essa, quando o estado finalmente adere ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), o que promete um alívio de caixa nos próximos seis anos.


A Alerj, que desde 2015 tem feito todos os esforços e votado medidas duras para permitir que o estado se recupere, participa desta reconstrução. Por isso,  um dos apoiadores do Reage, Rio!, movimento lançado pelos jornais O Globo e Extra que, nos dias 30 e 31 de agosto, levou especialistas para debater propostas para o estado no Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá. Além de diagnósticos nas áreas de Segurança, Mobilidade, Economia, Educação, Ética na vida pública e Turismo, foram apresentados casos de sucesso e propostas concretas para a construção de um futuro sustentável.

Nesta edição do JORNAL DA ALERJ, apresentamos um resumo dos temas discutidos e também a campanha que a Casa, a pedido da Comissão de Segurança da Alerj, preparou para o Reage, Rio!. Trata-se da campanha #NãoCompreViolência, uma parceria com o Disque Denúncia e entidades que compõem o Fórum Permanente da Alerj, que visa a conscientizar o cidadão comum de que, quando ele compra uma mercadoria roubada, achando que está fazendo um grande negócio, ele não apenas pratica um crime, previsto no Código Penal, mas também financia a violência da qual somos todos vítimas – inclusive o Rio.

É hora de reagir. Saiba mais em www.naocompreviolencia.com

- Publicado na Revista da ALERJ de setembro.

Acesse o Portal Dia a Dia do Deputado André Ceciliano:

Comentários