Cais do Valongo ganha em segunda discussão

Foi aprovado no dia 20 de setembro em segunda discussão, na Assembleia Legislativa do estado do Rio de Janeiro (Alerj) o projeto de lei de autoria do deputado André Ceciliano, nº 2611 de 2013 onde considera patrimônio histórico e cultural do Estado do Rio de Janeiro, o Sítio Arqueológico Cais do Valongo, redescoberto nas obras realizadas na região portuária da cidade do Rio de Janeiro.

O projeto de lei pretende criar estimulo a visitas escolares ao cais, onde estima-se terem desembarcado mais de 1 milhão de escravos durante o século XIX.

Em julho de 2017 a Unesco declarou o Cais do Valongo como Patrimônio da Humanidade. Durante as intervenções, foram encontrados cerca de 500 mil itens entre adornos e ossadas. O local é considerado um dos maiores sítios arqueológicos com resíduos do tráfico negreiro fora da África, visto que o Rio foi o estado que mais importou escravos em toda a América Latina.

O projeto de lei está em sua última etapa. O mesmo foi enviado para o governo do estado, para que seja sancionado e transformado em lei.

Acesse o Portal Dia a Dia do deputado estadual André Ceciliano:

Comentários