Audiência pública debate o possível retorno do trem Barrinha

A audiência pública realizada nesta quinta-feira (14/07), na Alerj, por iniciativa do deputado André Ceciliano - presidente da Comissão Especial pela Melhoria dos Transporte Ferroviário no Estado -  teve como objetivo discutir a possibilidade de retorno do trem Barrinha, que ligava Japeri, na Baixada Fluminense, a Barra do Piraí, no Centro-Sul Fluminense. Importante ramal para transporte de cargas e passageiros, a linha foi desativada em 1996 após um acidente e não mais voltou a funcionar.

O deputado lembrou que o contrato do Governo federal com a concessionária MRS Logística, que administra os 1.674 km da malha ferroviária Sudeste, prevê a administração de transporte não só de cargas, mas também passageiros. Para Ceciliano, é fundamental o engajamento dos órgãos públicos e entidades da sociedade civil dos municípios por onde a antiga linha passava. Porém, ele acredita que a concessionária nunca manifestou interesse em reinstalar o ramal Barrinha.

“O contrato é claro e a MRS já sabia dos custos do transporte de passageiros. Vai completar 20 anos o fim do trem, e temos que fazer um esforço junto ao Ministério Público Federal. A concessionária não quer o trem, e as prefeituras no entorno precisam pressionar a empresa para que ela atenda às demandas da população”, explicou.

Presente à reunião, o prefeito de Mendes, Reinaldo Macedo, criticou a concessionária por não aceitar um trem de passageiros na região. O prefeito também ressaltou que limitar o transporte ferroviário na malha regional a condução de minérios de ferro é prejudicial ao meio ambiente e à saúde da população no entorno da linha.

“A MRS exige que os municípios assumam responsabilidades pelas condições físicas da malha. A gente espera esse retorno há anos, e precisamos que o estudo logístico confirme a legitimidade da linha”, afirmou Macedo.

O Movimento em Defesa dos Trens (MDT) apresentou um estudo de viabilidade do retorno do trem encomendado à Coppe/UFRJ no ano 2000. O estudo prevê a instalação de duas linhas – Japeri-Barra Mansa, com 15 estações para passageiros, e Barra Mansa-Itatiaia, com quatro estações.

“No mundo todo, quem tem prioridade no transporte são os passageiros. Precisamos mudar o conceito de mobilidade no Brasil e fazer com que o trânsito de pessoas e mercadorias aconteça no menor tempo possível”, disse o coordenador do MDT, Fábio Paixão.

Segundo o subsecretário de Estado de Transportes, Delmo Pinho, a concessão da MRS Logística se esgota no fim do ano. Para que o contrato seja renovado, a concessionária terá que apresentar à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) uma contrapartida em novos investimentos da ordem de R$ 5,5 bilhões.

Ceciliano acredita que a possível renovação do contrato representa a oportunidade perfeita para cobrar que os investimentos sejam direcionados ao trem. O deputado destacou que a cobrança da MRS pelos prejuízos ao meio ambiente e à saúde da população causados pelos transportes de minérios serviria de pressão para instalar o transporte de passageiros: “O projeto pode até ser deficitário, mas tem uma função social. Vamos fazer valer nosso direito ao transporte, e acho que uma forma seria onerar a concessionária por vagão de minério de ferro”.

Comentários

  1. Já vencemos todas as dificuldades, as vagas foram autorizadas, o Concurso foi prorrogado, o banco de talentos foi finalizado, temos parecer favorável da seplag, da procuradoria, do chefe da casa civil, a verba ja foi destinada para o curso, não está faltando mais nada.
    #248oficiaisdecartorio
    #naotemosmaistempo

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