Projeto aprovado de André Ceciliano cria programa de incentivo ao microcrédito

Um programa de fomento e incentivo ao microcrédito pode ser criado no estado, por meio do projeto de lei 43/15, que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (16/06), em segunda discussão. A proposta é de autoria dos deputados André Ceciliano (PT), Paulo Ramos (PSol), André Lazaroni (PMDB), Edson Albertassi (PMDB), Iranildo Campos (PSD) e dos deputados licenciados Gustavo Tutuca e André Corrêa.

O texto diz que cooperativas de crédito poderão financiar pequenos produtores agrícolas, artesãos, micro e pequenas empresas, micro empreendedores e empreendedores individuais que pretendam abrir seu próprio negócio. A fonte de custeio será o Fundo de Desenvolvimento Social (Fundes). O prazo máximo do financiamento será de cinco anos, e o não pagamento do mesmo inviabilizará a concessão de um novo empréstimo.

Os deputados explicam que as cooperativas de crédito financiam seus associados com a incidência de juros inferiores àqueles praticados no mercado, sendo mais atraentes, principalmente, às micro e pequenas empresas, à agricultura familiar, aos empreendedores individuais e outras atividades de pequeno porte. “Esse projeto ajuda a recuperar uma oportunidade perdida para as cooperativas de crédito, quando foi criado o Fundes, de fornecer recursos aos micro empreendedores que muitas vezes não conseguem obter nos grandes financiadores, como bancos”, diz Paulo Ramos. A proposta seguirá para sanção ou veto do governador em exercício, Francisco Dornelles, em até 15 dias úteis.

Comentários