Projeto que facilita a aquisição de imóveis usados é aprovado na Alerj

A Alerj aprovou, em primeira discussão, o projeto de lei 148/11, do deputado André Ceciliano (PT), que cria o programa estadual de aquisição de imóveis usados. A proposta visa facilitar o acesso a imóveis para moradores de áreas de risco e vítimas de calamidades no estado.

O programa estabelece critérios para a aquisição das novas moradias, como documentação em dia, avaliação certificada de infraestrutura segura, valor não superior ao praticado no mercado e localização no bairro que o beneficiário reside. A iniciativa foi inspirada na tragédia do morro do Bumba, em Niterói, em 2010, quando os moradores desalojados esperaram por suas casas em abrigos precários.

Para Ceciliano, a medida representaria uma forma de acelerar o alojamento de moradores em imóveis desocupados e reduzir a despesa do Estado com aluguéis sociais. "Em 2015, custo do aluguel social para o estado foi de cerca de 60 milhões de reais, então isso vai fazer com que o estado possa otimizar recursos e ainda possa atender as pessoas que mais precisam”, disse.

Comentários