Aprovado projeto contra roubo de bicicletas

Entrevisa à Globonews sobre o projeto
O projeto de lei 444/15, que cria um sistema estadual contra roubo e venda ilegal de bicicletas, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) nesta terça-feira (26/05), em primeira discussão.

De autoria dos deputados André Ceciliano (PT) e Martha Rocha (PSD), a proposta uniu projetos dos dois parlamentares com sugestões feitas pelo presidente da Comissão de Segurança no Ciclismo da Cidade do Rio, Raphael Pazos, em encontro realizado na Casa após o assassinato do médico Jaime Gold em um assalto na Lagoa, na última terça-feira.

O texto tem nove artigos e prevê, entre outras ações, o estímulo à identificação de bicicletas pelos proprietários e a obrigatoriedade de as lojas fornecerem nota fiscal com o número de série dos equipamentos. A proposta inclui também a tipificação do crime de roubo de bicicletas nos boletins de Ocorrência, para subsidiar estatísticas, e a criação de um cadastro estadual de bicicletas recuperadas.

Para André Ceciliano, o estímulo à identificação e o cadastro das bicicletas recuperadas vão ajudar os ciclistas. "Vamos monitorar os roubos, e o proprietário que teve seu bem furtado poderá acompanhar esse cadastro para tentar recuperar sua bicicleta."

O projeto ainda será votado em segunda discussão pela Alerj antes de ser enviado ao governador Luiz Fernando Pezão para sanção.


Fonte: Comunicação Social - Alerj

Comentários