Sete estações de metrô já oferecem acesso gratuito à internet

Wi-fi gratuito, garantido por lei de autoria do deputado André Ceciliano (PT), está disponível nas estações Uruguai, Maracanã, Cinelândia, Carioca, Uruguaiana, Presidente Vargas e Central

Serviço é comum em outros países, como a Inglaterra
Sete estações de metrô do Rio de Janeiro já estão oferecendo aos passageiros acesso gratuito à internet. O serviço é garantido pela Lei 6712/2014 do deputado André Ceciliano (PT) que prevê a rede wi-fi em todos os terminais de transportes do estado. O Metrô Rio foi o primeiro a colocar em prática o que determina a legislação. Mezaninos e  plataformas das estações Uruguai, Maracanã, Cinelândia, Carioca, Uruguaiana, Presidente Vargas e Central já contam com rede wi-fi para os usuários do sistema.

O serviço – semelhante ao sistema de metrôs como os de Paris, Tóquio, Nova York e Londres – começou a funcionar em março após a inauguração da estação Uruguai.

 – Todas as cidades desenvolvidas, no mundo inteiro, já têm sistema de Internet. O metrô se antecipou à entrada da lei em vigor e já disponibilizou o serviço em sete estações. Agora, vamos trabalhar para ampliar a Internet grátis a outros terminais no estado”, disse o deputado André Ceciliano, explicando que, com a lei, os usuários poderão continuar acessando a internet móvel até em lugares subterrâneos ou nas barcas, onde o sinal 3G muitas vezes não funciona.

“É a tecnologia facilitando a vida de quem utiliza o transporte público.  Permite a consulta de dados, busca por endereços e bate-papos ao longo do trajeto”, afirma André.
 

Comentários