O polo de ensino à distância de Paracambi, pioneiro no estado do Rio e hoje o maior do Brasil, tornou-se parada obrigatória para todos os representantes de outros países que vêm ao nosso País conhecer o projeto.
Com a consolidação do consórcio Cederj, que reúne todas as universidade públicas do estado do Rio, oferecendo dezenas de cursos à distância, e da Universidade Aberta do Brasil (UAB), iniciativa semelhante à nível nacional criada em 2003, nosso polo de Paracambi tornou-se referência. Atualmente, são 2.390 alunos atendidos em sete cursos de graduação ministrados por universidades como UFF, UERJ, UENF e UniRio, em áreas como Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Adminstração e Biologia, além de outros sete cursos de pós graduação e mais 300 vagas no pré-vestibular social.
Além do acesso ao ensino superior, nós também investimos muito no ensino básico, universalizando o atendimento às crianças. Já no ano de 2001 colocamos todas as crianças entre 3 e 6 anos na escola, e o resultado disso é que hoje Paracambi tem o melhor Índice de Desenvolvimento da Educaçao (Ideb) da Baixada Fluminense. Investimos, portanto, nas duas pontas da educação: infantil e superior.
Iniciativa como estas precisam ser divulgadas, fortalecidas e levadas a todas as regiões do Rio de Janeiro e do Brasil. Na última década vimos uma expansão sem precedentes do Ensino Superior, com a criação de 19 novas universidades públicas, do ProUni, do Fies, e a ampliação do número de escolas técnicas federais. Esse é um caminho que, junto com o fortalecimento do ensino básico, vai transformar verdadeiramente o nosso País e as vidas de milhões de brasileiros. A diferença é que, enquanto para outros a educação é prioridade só no discurso, nós já mostramos que fazemos na prática.
O polo de ensino à distância de Paracambi é um exemplo, um grande orgulho para a nossa região e todo o estado. Parabéns ao polo Cederj de Paracambi pelos seus 13 anos de história!
Comentários
Postar um comentário