André Ceciliano vai dar apoio para pesca artesanal na baía de Sepetiba


Levar uma unidade da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) para a Ilha da Madeira, em Itaguaí. Esta foi a principal reivindicação dos pescadores locais em reunião realizada na última quarta-feira (28/05) com o deputado estadual André Ceciliano. O encontro, que acontecue na Associação de Pescadores Lavradores da Ilha da Madeira (Aplim), reuniu cerca de 40 pescadores, que cobraram ações para melhorar a atividade na região, prejudicada pela poluição e atividades industriais.

"Vou trabalhar muito para que possa ser instalado aqui um escritório da Fiperj, que vai servir para dar apoio técnico à pesca de toda a região da baía de Sepetiba, beneficiando Mangartiba, Itacuruçá, Itaguaí e Santa Cruz, que hoje não contam com essa estrutura", destacou André. O órgão, ligado à Secretaria Estadual de Abastecimento, é o responsável por dar suporte à pesca, desenvolvendo estudos ambientais sobre as melhores formas de atuar, e também por dar auxílio no cotidiano dos pescadores.

Para André Ceciliano, o apoio aos pescadores artesanais da região é fundamental para o desenvolvimento sustentável. "Com um trabalho bem desenvolvido, os pescadores ganham, ganha a economia e o mercado local, que passa a contar com alimento de qualidade", afirma. "Além disso, essas pessoas ajudam na preservação da baía de sepetiba, que está muito degradada", completa.

Participaram da reunião o presidente da Aplim, Sérgio Hiroshi, o secretário estadual de  Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, José Bonifácio, e o secretário Municipal de Meio Ambiente de Itaguaí, Giovanni Kede.

Comentários