André Ceciliano cobra ensino de história Afro-brasileira e indígena nas escolas estaduais


O deputado estadual André Ceciliano (PT) reuniu-se nesta terça-feira (15/04) com a Secretaria Estadual de Educação, para cobrar o cumprimento das leis federais 10.639/2003 e 11.645/2008, que estabelecem o ensino de história Afro-Brasileira e Indígena nas escolas. O deputado se reuniu com  o subsecretário de Gestão de Ensino Antônio José Neto, a superintendente pedagógica Carla Bertânia, e o diretor curricular, Fabiano Farias, que apresentaram o cronograma de adaptação do currículo às diretrizes nacionais.

"Fico muito feliz de poder contribuir com esse importante diálogo. O ensino da história afro-brasileira e indígena é fundamental para que possa haver inclusão de fato, e para que as crianças possam compreender melhor nosso País", destaca Ceciliano. O deputado foi acompanhado por educadores que trabalham a questão racial, como as professoras Joana Rafhael e Denise Ferreira, da ONG Educafro, entre outras lideranças.

Na reunião, os representantes do governo apresentaram as ações que estão sendo desenvolvidas para integrar esses temas ao currículo das escolas estaduais. Segundo eles, o tema está presente nos programas de formação continuada de professores de diversas disciplinas. Isso porque as leis federais, em  vez de criarem novas disciplinas, determinam a inclusão dos temas em matérias já lecionadas, como História, Educação Artística e Literatura.

"Esta foi uma reunião muito positiva, onde pudemos cobrar e ao mesmo tempo conhecer o que vem sendo feito. Todos os presentes ficaram satisfeitos com esse encontro", completa o deputado. Participaram do encontro ainda o representante da Comissão de Igualdade Racial da OAB-RJ, Marcelo Dias, o superintendente de Igualdade Racial do estado, Rogério Gomes, a representante do Centro de Tradições Afro-brasileiras, Dolores Lima, e o fundador do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas, Éle Semog.

Comentários