André Ceciliano faz discurso na Alerj em comemoração ao centenário de ícones da luta contra a segregação racial

Carolina Maria de Jesus
Por ocasião do debate sobre o projeto de lei 2601/2013, do deputado Luiz Paulo (PSDB), que reserva 20% das vagas em concursos públicos para negros e índios, ocorrida na última quarta-feira (12/03) na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o deputado André Ceciliano (PT) lembrou em discurso do centenário de dois ícones da luta contra o racismo e a segregação racial: Carolina Maria de Jesus e Abdias Nascimento. O deputado ressaltou o histórico de lutas dos homenageados e destacou a importância deles para as conquistas da população negra brasileira.

"Abdias, escritor, jornalista teatrólogo e artista plástico, pesquisador, deputado, senador, que fez da cultura e da política a sua arma de luta pelo fim da segregação racial, e Carolina Maria de Jesus, que fez da literatura a forma de denúncia da exclusão social, principalmente da população das favelas, que na sua maioria eram negros e pobres", destacou André.

Abdias Nascimento
Confira na íntegra o discurso de André Ceciliano em homenagem a Abdias Nascimento e Carolina Maria de Jesus.

Para o deputado, os dois homenageados têm uma história comum à grande parte da população brasileira, e devem ser lembrados por sua luta em prol da igualdade. "Cada qual a sua maneira lutaram para a transformação de nossa sociedade buscando transformá-la em uma sociedade justa e igualitária", completou Ceciliano.



Comentários