Proposta de André prevê Internet gratuita nos terminais de transportes

Depois de propor por meio de um projeto de resolução a instalação de rede Wi-Fi no plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e de aprovar lei de regulação das compras coletivas via Internet, o deputado André Ceciliano (PT) apresentou mais uma proposta em favor da democratização do acesso à rede mundial de computadores. O projeto de lei 1388/2012, assinado por ele e pelo deputado Gustavo Tutuca (PSB) prevê a criação do programa estadual “Internet sem limite” nos terminais de transportes do Estado do Rio.

Publicado nesta sexta-feira (23-03) em Diário Oficial, o projeto objetiva a instalação de equipamentos com Internet sem fio (Wi-Fi) e disponibilização de sinal gratuito nos terminais de embarque e desembarque de passageiros, como trens, metrô, ônibus intermunicipais e barcas.

De acordo com a proposta dos parlamentares, a instalação e manutenção dos equipamentos deverá ficar sob a responsabilidade das concessionárias e o sinal dos equipamentos terão que abranger todo o espaço físico dos terminais rodoviários, metroviários, ferroviários e de barcas. Caberá ao Executivo a regulamentação da Lei. O projeto seguirá agora para as comissões da Casa e em seguida será votado em Plenário.
 
- A Internet é um meio para o acesso e troca de conhecimento e assim como água, esgoto, saúde e educação deve ser encarado como um direito do cidadão -, justifica André, dizendo que os eventos esportivos que o Rio irá sediar, como a Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas (2016) vão exigir um avanço do estado na ampliação das redes sem fio. - É difícil imaginar um estado com agenda de relevância internacional, sem acesso à rede wireless -, afirma.
    

Comentários